Passados mais de 40 anos sobre o início da comercialização da pílula, as opções em termos de contracepção são múltiplas. Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma e descubra qual a mais adequada para si. A escolha de um método contraceptivo eficaz e de confiança deve ser feita de acordo com as necessidades do casal, que podem variar ao longo da vida.
Os métodos contraceptivos dividem-se em quatro grandes grupos:
1-Métodos de Barreira
2-Métodos Hormonais
3-Dispositivos intra-uteinos
4-Esterelização
1- Métodos de Barreira: Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação ex: preservativo masculino e femenino o interessante é que além de evitar gravides previne contra DSTS, e não necessita de indicação médica
2- Métodos hormonais :Atuam inibindo a estimulação do ovário, não permitindo a ovulação.
3- Dispositivos intra-uterinos: são colocados, pelo médico, dentro da cavidade uterina para impedir que haja fecundação e que o óvulo fecundado se implante na parede do útero.
4- Esterelização: Pequena intervenção cirúrgica sobre as trompas, interrompendo o canal que dá passagem aos óvulos na mu Iher (Laqueação de trompas) e dos espermatozóides no canal deferente do homem (Vasectomia). É um método definitivo, pelo que deve ser muito bem ponderado pelo casal.
Importante saber que: o método de barreira é o mais seguro pois previne gravidez e DSTS,o método hormonal pode causar efeitos colaterais sendo necessário indicação médica, o método intra-uterino somento o médico genecologista pode implantar, e o método de esterelização não há reversão, sendo que uma vez esterelizado o indivíduo não poderá mais ter filhos
Atividades:
1- Explique o que é método de barreira?
2- É correto afirmar que o método hormonal não necessita de indicação médica? Explique sua resposta.
3-Faça pesquisa sobre efeitos colaterais do método hormonal.
4- Após a esterelização é possivel que o esterelizado tenha filhos? Porque?